sexta-feira, 21 de agosto de 2015

#Nutrição&Saúde: Fique atenta: ''Pular'' refeições não auxilia na perda de peso


Oiee gentee!! Tudo bem com vocês!?
Hoje vamos de #Nutrição&Saúde e desta vez com um assunto importantíssimo!!
Mesmo bem antes de começar a minha longa caminhada na carreira que amo da Nutrição, eu sempre me deparei com pessoas que acreditam certamente que a melhor maneira de perder peso é aquela historia de ''Passar fome''. Porém a atitude não só é considerada errada como também pode acarretar diversos problemas aos seus praticantes.



Quando o organismo fica horas sem alimento, há uma queda nos níveis de glicose (açúcar do sangue) e ocorrem algumas reações. E o nosso corpo depende de energia, principalmente da glicose, para realizar sus funções.



Sem alimento, o cérebro entra em alerta e fica aguardando a próxima refeição. Tanto que, um dos primeiros sinais de fome é a dor de cabeça ou tontura. Quando essa primeira refeição é feita, o cérebro envia uma mensagem para o organismo não deixar escapar nenhuma substância ou nutriente daquele alimento que está sendo ingerido. Porém, as primeiras células a serem reservadas são exatamente as de gorduras e de açúcar! Isso acontece porque o organismo ''entende'' que precisa reservar energia em forma de calorias, já que está no risco de ficar sem glicose para as suas funções, caso ocorra outro longo intervalo sem alimento.


Outro grande problema de pular as refeições, está com relação a um fenômeno natural que acontece com o longo período sem ingerir alimentos: a FOME. Toda essa fome te faz simplesmente ''atacar'' toda e qualquer tipo de comida que encontrar pela frente e em grandes quantidades, e o que é pior na maioria destes ataques você se alimenta com alimentos não saudáveis e ricos em gorduras... E o resultado!? Ganho de peso! Portando o hábito de pular refeições pode não só não te ajudar na perda de peso como também fazer com que você adquira ainda mais!


O ideal é ingerir alimentos saudáveis, de forma diversificada e em quantidades adequadas em intervalos de no máximo 3h. Além de associar a boa alimentação à pratica de atividade física para alcançar seus objetivos.


Veja abaixo alguns relatos de profissionais sobre a atitude de "pular" refeições:

"Não adianta pular refeições, essa é uma das piores atitudes que uma pessoa pode cometer quando o assunto é perder peso e manter a saúde em dia. O problema é que, com essa atitude, você retira nutrientes essências do corpo e ainda colabora para que o metabolismo fique mais lento. Assim, seu corpo trabalha menos e conseqüentemente gasta menos energia , além de armazenar uma quantidade grande de gordura, porque ele não sabe quando será alimentado de novo".
Outro problema de pular refeições é a quantidade de alimentos que será ingerida na próxima vez que você se alimentar. "Ficando horas sem se alimentar, você acaba ficando com uma necessidade enorme de comer. E com tanta fome, claro, acaba comendo muito mais que o necessário", diz Anita Sachs professora de nutrição da Unifesp. 


- Quando alguém deixa de fazer uma refeição, a tendência é que ela acabe comendo muito mais na outra. E, no futuro, esse hábito pode causar obesidade e problemas no sistema digestivo, como gastrite, refluxo e outras doenças. "Quando alguém deixa de fazer alguma refeição, o organismo acaba roubando calorias", explica Josefa Girlene, Nutricionista do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) 


- O jejum prolongado faz com que o organismo libere na corrente sanguínea o hormônio cortisol, que ativa o fornecimento de energia através das proteínas dos músculos. Em outras palavras, o corpo come
ça a perder massa muscular. Além disso, o humor e o rendimento intelectual pioram. A ausência de glicose desencadeia ainda um estado de letargia. Caso seu objetivo seja emagrecer, não conseguirá alcançar sua meta desta maneira, pois o corpo se protegerá queimando calorias vagarosamente assim que ele perceber que não está recebendo nenhum tipo de alimento. Ou seja, ele se tornará mais "econômico",armazenando os nutrientes de maneira mais eficiente do que em uma situação normal. Também é importante manter uma rotina de horários. "A constância nos horários ajuda o intestino a funcionar melhor, colabora para a organização diária e a vida em geral." afirma a nutricionista Cynthia Antonaccio. 


Então gente caso esclarecido sobre o fato de que pular as refeições não emagrece e que a única forma saudável e eficiente na perda de peso é mesmo a reeducação alimentar!?

Ah e eu quero expandir nosso espaço do blog com vocês!! Portando quero que vocês deixem logo abaixo nos nossos comentários a sua sugestão de post para a nossa tag #Nutrição&Saúde. Pode ser alguma dúvida, alguma curiosidade... Enfim vocês mandam o tema e nós desvendamos o enigma!! rsrsrs

Aguardo todo mundo nos comentários....

Miiil beijinhos...
  Kátia Zschaber

Nenhum comentário:

Postar um comentário