sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Trabalho, carreira, profissão: Nutrição!


Oieee amores!!!! Bom dia!!!
Um dos principais pedidos que recebo diariamente de vocês é para abordar aqui no nosso blog um post contando um pouquinho mais sobre a minha futura profissão, a faculdade, o curso e as principais dificuldades de ser nutricionista.. Vocês não sabem como receber cada um desses pedidos me deixa feliz e realizada!
Como muitas já sabem estou no ramo da nutrição a 5 anos (2 de curso técnico e agora 3 da faculdade) termino a graduação no final do ano que vem e muitas foram as dificuldades ao longo de todo tempo, porém quando realmente amamos o que fazemos não existem dificuldades que não sejam superadas!
Poderia ficar por horas aqui contando toda minha historia de amor pela nutrição, porém resolvi tentar resumir ao máximo e responder algumas perguntinhas básicas que acredito ser dúvida de muitas(os) que sonham em ser nutricionista!
Primeiro quero contar como aconteceu toda a história e de onde surgir todo o meu interesse pela Nutrição.. Vamos lá..
Tudo começou quando eu estava no segundo ano do Ensino Médio e uma professora de sociologia resolveu falar sobre cursos e profissões e acabou citando um curso denomidado: Técnico em Nutrição e Dietética. A principicio nunca tinha ouvido falar mais quando cheguei em casa tratei logo de pesquisar mais sobre o assunto e descobri que ele me parecia bem interessante. Pra ajudar descobri que havia um colegio em uma cidade vizinha q disponibilizava o curso, conversei com meus pais e eles super me apoiaram e foi então q decidi fazer a prova. Quando fui aprovada meu principal objetivo era aproveitar meu tempo livre, e com apenas 16 anos estava matriculada no Ensino Médio e agora em um Curso Tecnico, estudava de manhã e a noite! Dois colegios, duas responsabilidades...E com o tempo uma única certeza: Nutrição era mesmo o que eu queria pra minha vida, pro meu futuro!
Me formei no técnico no final de 2012 e sem pensar duas vezes no inicio de 2013 já estava matriculada na faculdade. O tempo de curso aumentou, as responsabilidades se multiplicaram... Mais aprendi que quando fazemos o que verdadeiramente gostamos toda dificuldade se torna a melhor forma de aprendizagem, e cá estou eu.. Caminhando para os dois ultimos periodos da profissão que aprendi a amar de forma absurda e que mudou pra sempre a minha vida.. Aprendi muitas coisas ao longo deste tempo e o que é melhor, evolui e muito como pessoa, como aluna e como profissional. Hoje tenho total consciência da importância que posso ter na vida de cada pessoa que vou encontrar ao longo da minha carreira profissional e principalmente do enorme papel que vou desenvolver na vida de cada uma delas.

* Qual a duração média do curso superior em nutrição? 
A duração pode variar de universidade para universidade, porém fica em torno de 4 a 5 anos de curso. No meu caso são 4 anos.


* Onde buscar pelo curso?
O curso é oferecido por diversas universidades, federais e particulares espalhadas por todo o país. Se nutriçao é a sua escolha, basta escolher a universidade que melhor se adequa a voce.


* Quais as disciplinas básicas?
A maioria das disciplinas são da área médica, como fisiologia, anatomia e bioquímica. Porém não pense que vai dizer adeus a matemática hahaha Em um período determinado do curso começamos a desenvolver dietas específicas para determinados pacientes, clientes.. E ai são cálculos e mais cálculos....


* Quais são os campos de atuação do nutricionista?
Quando se fala em nutricionista todo mundo já grita DIETA!!! Porém o que pouca gente sabe é que os campos de atuação do profissional vão muito além das atribuições da area clínica e como nutricionista vc está hapto para desenvolver atividades diversas como administar e supervisionais serviços de alimentação e nutrição, elaborar cardápios para empresas e também cardapios diferenciados para clientes específicos, pesquisar e desenvolver produtos para a industria alimenticia, gastronomia, marketing de produtos, nutrição esportiva, saúde coletiva, docência e pesquisa.


* Como é o mercado de trabalho?
Observando os campos de atuação já da pra perceber que o mercado de trabalho para o profissional nutricionista é bem amplo. A preocupação atual com a saúde e a boa forma também evidenciam a nossa importância no quatro atual da população, a tendência é que o mercado cresça ainda mais ao longo dos anos.



Então é isso galera! Espero que depois do longo post vocês possam começar a amar a nutrição como eu amo e mesmo q não escolham seguir carreira que vocês possam ter consciência de que Nutrição é vida, nós somos o reflexo de tudo que comemos não se esqueçam!!
Mil beijos e até a próxima! :)
Kátia Zschaber

Um comentário: